Redação Enem 2009 - "O indivíduo frente à ética nacional"

Conforme informado no post anterior, segue minha redação.
(Informação incluída em 01/01/2010: NOTA DA REDAÇÃO NO ENEM: 900)
A extinção da ética nacional

Falar sobre ética e Brasil dentro de um mesmo contexto, nos tempos atuais, é o mesmo que misturar manga com leite; segundo crenças populares, dá indigestão.
Com relação ao povo, este aprendeu que o exemplo começa em casa. E qual é a casa do povo? É a sua nação. Mas e quando a nação, casa do povo, dá exemplos sucessivos de corrupções, escândalos , mensalões e tantos outros tapas na cara da ética nacional?
De que adiantará meia dúzia de indivíduos se mostrarem indignados com a falta de ética daqueles políticos que, teoricamente, deveriam zelar e fazer jus ao significado da palavra. Sim, ficamos raivosos e loucos da vida; não pelo fato em si, mas por sabermos que aquele aquele indivíduo público não foi o primeiro nem será o último a guardar dinheiro na cueca e que, enquanto oncinhas e outros animais em extinção aquecem seus órgãos sexuais, crianças carentes ficam sem merenda escolar, doentes ficam sem remédios e o povo fica, ou melhor, continua sem esperanças.
Em suma, a ética nacional deveria receber o prefixo "anti" para ser melhor retratada. Mas, como o melhor do Brasil ainda é o brasileiro, este sim, se contenta com alguns beija-flores e tartarugas marinhas mas sabe que sua dignidade está preservada e tão pouco será extinta.

19 comentários:

  1. Eu discordo que o melhor do Brasil é o Brasileiro. Porque o Brasileiro é, perdoe-me a palavra, um Filho da P*** por excêlencia! Além de vagabundo e outros adjetivos mais...

    ResponderExcluir
  2. PS: Só serão aceitos comentários de pessoas com perfil acessível (com coragem o suficiente para se mostrar), para que possamos discutir idéias e opiniões; visto que alguns indivíduos "se acham" quando na verdade nem sabem interpretar um texto crítico muito menos analisar erros de português. Em tempo: não é isso que proponho ao publicar minha redação, e sim manifestar um protesto particular e de direito meu como cidadã por não achar o tema da redação coerente com os acontecimentos ocorridos em relação ao Enem. Grata a todos que compreendem, aqueles que não entenderam o recado, apenas fechem o site e parem de falar merda pois meu blog não é pinico. =) Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. seu perfil critico e perfeito....nossa como eu queria ter feito uma redação como esta no enem .

    parabens.

    ResponderExcluir
  4. Eu não acredito que a corrupção seja exclusividade de políticos, pois antes de tudo eles também são brasileiros.
    O chamado 'jeitinho brasileiro' nada mais é do que a vontade de se beneficiar em tudo.
    A diferença do povo e dos políticos está no montante de capital roubado e o número de prejudicados.
    Não falo que não há pessoas honestas no País. Acho que o problema do brasileiro é criticar o outro por aquilo que ele mesmo faz! E de forma alguma estou defendendo ou justificando a antiética política. Critico a hipocrisia de muitos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua redação, foi muito objetiva e crítica, igualmente fui na minha. Você simplesmente falou não só a verdade, mas sim foi direta ao assunto, sem rodeios, como se diz, foi "curta e grossa"! Parabéns!!! Espero que alcançes uma boa nota... Abraço !!!

    ResponderExcluir
  6. Fsço minhas as palavras da Lia logo acima. Perfeita! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Achei boa essa redação, e é isso mesmo que mostra a realidade do Brasil, pois se nem o senado nacional, nos da exemplos de honestidade, como nos brasileiros que com os nossos votos os colocamos la, devemos agir com a mesma ética? Cabe a cada um de nós cobrar deles a verdade, pois além de ganharem salários milionários, ainda terem que roubar, então não precisariam ter salários, certo?
    Espero com que cada redação dos alunos, a governo (criador do ENEM), avalie como está sua "casa", por que há nela muitos ladrões.

    ResponderExcluir
  8. FICOU MARAVILHOSA A SUA REDAÇÃO;É EU TBM FIZ ALGO PARECIDO,PORÉM, O MUITO QUE CONSEGUI FOI O ANULAMENTO DA MINHA REDAÇÃO E UM ZERO COMO NOTA!!!!!!e ISSO INFELIZMENTE ME CUSTOU A INSCRIÃO PARA O PROUNI DA PRÓXIMA VEZ ACHO Q VOU FECHAR OS OLHOS E TENTAR ESCREVER ALGO QUE AGRADE OS "DEMAIS".

    ResponderExcluir
  9. Olá Adri,
    Nossa queria ter esse talento para fazer uma redação!
    Será se vc poderia me ajudar´pois farei o enem este ano e estou mt insegura em relação a dita cuja da redação.
    abçs

    ResponderExcluir
  10. Claro Mary, seria um prazer te ajudar com o pouco que sei. Mande seu e-mail de contato por favor.

    ResponderExcluir
  11. A ética, tem como significado "EDUCAÇÃO" Coisa que nem todos os indivíduos tem. Devemos aprimorar o nosso pais, os governadores enfim políticos tem o imenso dever de melhorar a ética brasileira. Esses sim pode mudar o mundo, trabalhando de forma adequada tanto pra mim, quanto pra o país inteiro. Ter sonhos a serem realizados, todos nós temos, e nada melhor do que uma boa "EDUCAÇÃO" pra estes sonhos serem realizados.

    ResponderExcluir
  12. Nossa adoreiiii a sua redação0o.......
    foiii mto0o realiiista e parabéns!!
    bjooos

    ResponderExcluir
  13. Realmente temos que mostra nossas opiniões,Parabéns pelo o seu texto está especifio e inteligente a sua opinião e objetiva e composta...
    Pretendo fazer o enem ano que vem eu queria uma opinião sua sobre a redação
    Beijos
    e-mail panzinha.queridinha@Gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá...foi boa sua redação,mas nao é so o governo que faz parte da corupção de nosso país,pq se o Brasil anda do jeito que está,isso é consequencia de um ato feito por cada um de nós Brasileiros!!

    pense nisso!!

    abraços

    ResponderExcluir
  15. Oláa, galerinha online. Quero dar o parabens por essa grande verdade dita na redação da dona Adri, vc com certeza expressou a verdade em relação á ética de nosso país...
    Eu estou com TPV, tensão pré vestibular... ksksks
    Quero melhorar a cada dia pois esse ano farei o enem. Pra mim a redação é um fator bastante considerável na pontuação dessa prova!
    ProfªAdri vc pode me dar algum tipo de ajuda?
    Grato........

    ResponderExcluir
  16. Gostei de sua redação mim ajudou a fazer uns trabalhos parabéns!!!!

    ResponderExcluir